Daniel Amstalden, CEO da Jolivi
1) Por que a Empiricus, uma empresa do mercado financeiro, decidiu criar a Jolivi? Qual a experiência dos sócios com assuntos de saúde? A Jolivi é uma publicadora de conteúdos em saúde integrativa e foi criada em 2015 junto da Empiricus e da Agora Inc.
O quadro societário atual da Jolivi contempla apenas a Agora e sócios brasileiros pessoas físicas. Há mais de dois anos a Empiricus não tem ligação com a Jolivi.
Os nossos conteúdos contemplam conhecimentos da saúde integrativa, que visa o autocuidado, mudança de estilo de vida e a autonomia do paciente, muito difundida atualmente, inclusive por entidades médicas como o Hospital Albert Einstein. Nossos leitores e assinantes recebem conteúdos baseados em publicações técnicas de saúde das mais renomadas instituições do mundo, que estão disponíveis nos portais Pub Med, Google Scholar, Harvard Medical School, entre outros.
Somos uma empresa editorial e temos, desde o primeiro dia, o apoio técnico de profissionais de saúde qualificados (médicos, nutricionistas, neurocientistas, psicólogos, fisioterapeutas) que nos auxiliam na criação dos conteúdos, ancorados nestas mesmas publicações técnicas já mencionadas.
2) A criação da Jolivi foi uma sugestão da sócia norte-americana Agora Inc?
Sim. A Agora atua no mercado de saúde, assim como no segmento financeiro, em outros países há 25 anos.
3) Quando e como vocês se aproximaram da Agora Inc, como se deu esse encontro?
A Agora chegou no Brasil em 2013, quando associou-se à Empiricus, que havia sido criada em 2009.
No caso da Jolivi, a sociedade surgiu em 2015, com a fundação do negócio.
4) Quais foram os ensinamentos da Agora para a Jolivi?
A Agora Inc. nos ajudou com todo o desenho do modelo de negócios, cujos pilares são o conteúdo confiável e de qualidade, marketing digital e
vendas online. E com a participação em fóruns internacionais com empresas similares das quais são sócios no mundo todo.
Essa interação internacional certamente acelerou o desenvolvimento da empresa. A Agora é a maior publicadora mundial de conteúdos de finanças pessoais e de saúde em número de assinantes ativos e faz isso desde 1979, trazendo toda esta bagagem para seus sócios no mundo todo.
5) De onde surgiu este nome, Jolivi?
O nome é uma vertente das palavras francesas “Joli” e “Vie”, que querem dizer, numa tradução livre, “Vida bonita”. Decidimos então por criar a marca Jolivi inspirados nisso.
6) A decisão de criar a Millipharma, empresa de suplementos ligada a Jolivi, também veio da Agora?
Primeiro gostaria de salientar que a maior parte das recomendações dos profissionais de saúde para melhorar seu estilo de vida estão ligados a mudanças de hábitos tais como exercitar-se, reduzir o estresse, dormir bem, cuidar da alimentação e da nutrição.
As pessoas que recorrem aos suplementos ou vitaminas são apenas uma pequena parte do total da população. O Brasil, tanto quanto qualquer outro país, possui dezenas de milhares de marcas de suplementos. Em 2018, criamos a Millipharma, razão social para a Vitaminas.com.vc, para que nossos assinantes e leitores pudessem adquirir produtos de qualidade com ativos aprovados pela ANVISA.
7) A Jolivi vende protocolos que fazem alegações nesta linha: “Comece a reverter o diabetes em 3 dias”; “Insulina e metformina [remédios comumente usados no tratamento da diabetes] fazem mal”; “Protocolo que reverte o Alzheimer em 90% dos casos”. Alzheimer e diabetes não têm cura. Você está ciente disso? O que tem a dizer sobre o assunto?
Todos os conteúdos gratuitos ou pagos da Jolivi são embasados em publicações técnicas de instituições confiáveis nas datas de suas publicações. Todos os produtos, campanhas de marketing, vídeos ou cartas de vendas sempre referenciam as pesquisas que suportam esses conteúdos no texto ou nos rodapés. Isso é a espinha dorsal do nosso
trabalho. Nós nunca publicamos algo que não estivesse suportado por publicações técnicas.
As pesquisas que suportam nossos conteúdos sugerem remissão ou desaceleração do avanço de doenças, bem como melhora dos sintomas de algumas. São exatamente estes mesmos termos (desaceleração, melhora dos sintomas, remissão, por exemplo) que são usados nos nossos conteúdos.
A exemplo das doenças citadas em sua pergunta, temos abaixo algumas publicações médicas, que serviram como base para a criação de conteúdos.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12625217/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15208835/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24722497/
https://www.aging-us.com/article/100981/text
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25797869//
Com relação aos medicamentos, os efeitos controversos e colaterais estão descritos nas próprias bulas de todos os fabricantes.
8) Qual é a motivação em promover no Brasil médicos norte-americanos como o Fred Pescatore? Há alguma articulação com a Agora nesse sentido?
Temos como objetivo trazer para nossos leitores os conteúdos dos grandes nomes da medicina no Brasil e no mundo. O dr. Fred Pescatore além de ser um dos nomes mais relevantes na saúde integrativa nos Estados Unidos, produz conteúdos a uma das afiliadas da nossa sócia Agora, o que facilitou a parceria.
9) Qual é o critério para a seleção dos especialistas que escrevem os protocolos?
Os critérios para seleção dos nossos profissionais de saúde são:
- Em média 15 anos de experiência clínica;
- Ministra aulas ou foi aluno destaque em cursos de pós-graduação voltados para a saúde integrativa;
- Aplica os conceitos da saúde integrativa em seus consultórios e/ou clínicas, trazendo insights do mundo real para o mundo editorial;
- Traduz com facilidade os conceitos das publicações técnicas para uma linguagem simples e de fácil entendimento ao público leigo.
10) Os protocolos da Jolivi são testados com estudos científicos? Como são conduzidos e onde estão publicados?
Os protocolos e todas as demais publicações são extraídos de testes clínicos descritos nas publicações técnicas. Neste sentido, todos os conteúdos publicados pelo grupo são embasados nestas mesmas publicações técnicas disponíveis em revistas médicas indexadas, sites como o Pub Med, Google Scholar, Harvard Medical School e outras renomadas universidades do mundo todo, citados ou no meio do texto ou nos rodapés dos conteúdos.
11) Nos protocolos de tratamento vendidos, os autores pedem que os leitores comprem diversos suplementos. E, além da Jolivi, o grupo tem um site que vende vitaminas e um site informativo que propaga benefícios (não comprovados pela ciência) sobre a suplementação. O fato de vocês venderem vitaminas influencia a produção desses conteúdos?
Todos os conteúdos que falam em suplementação nutricional são extraídos das mesmas publicações técnicas que suportam nosso conteúdo editorial. As sugestões de ingestão de suplementos feitas pelos profissionais de saúde não indicam qualquer marca ou produto específico.
O Vitaminas não é uma empresa de produção em escala. Não à toa, muitas das vitaminas que são recomendadas pelos profissionais de saúde nos conteúdos da Jolivi, feitos com base nas publicações técnicas, não são comercializadas por nós. Algumas inclusive necessitam de prescrição médica e somente podem ser adquiridas em farmácias de manipulação.
Sempre orientamos que nossos leitores e assinantes nunca descontinuem seu tratamento atual e que discutam com o profissional de saúde de sua confiança sobre nossas publicações.