Faça você mesmo sua previsão astrológica para 2022

Artigo
28 dez 2021
Autor
Imagem
profeta

 

Todo fim de ano eu paro para pensar se devo ou não escrever (mais um) artigo sobre profecias de Ano Novo. Minha intuição inicial é sempre a de que o tema está batido, ninguém mais aguenta ler a respeito – tenho plena consciência de que, basicamente, reescrevo o mesmo texto a cada 12 meses.

Mas aí me aparece o F5 (aquela seção online da Folha de S.Paulo de que os jornalistas da Folha morrem de vergonha) fazendo horóscopo de pré-candidatos à Presidência da República, ou O Globo publicando vaticínios atribuídos a uma suposta vidente cuja história já foi desmentida pelo e-Farsas (há seis anos!), e percebo que a redundância segue sendo necessária.

Mais do que isso: até alguns anos atrás, tinha a impressão de que essas histórias de profecia de Ano Novo eram um mero reflexo da silly season (“temporada de tolice”), aquele momento em que o jornalismo fica sem assunto porque o Congresso está parado, os governantes estão de férias, as empresas estão em recesso, as fontes viajaram para a praia e não atendem mais ao telefone – enfim, muito espaço a preencher, pouco assunto.

No entanto, a continuidade da pandemia – ainda mais, com o surgimento da variante ômicron – somada às atrocidades seguidas cometidas pelo ministro da Saúde basicamente acabam com a desculpa da silly season. Esoterismo de fim de ano não é mais tapa-buraco, virou vício.

Mas, enfim: entrando no espírito faça-você-mesmo, tão caro ao mundo virtual, desta vez vou deixar um guia passo a passo para que você mesmo, leitor, possa gerar suas próprias profecias de Ano Novo, guardá-las até janeiro de 2023 e depois ver como se saiu, na comparação com os “profissionais” consultados pela mídia que gosta de dizer que merece ser levada a sério (e até merece na maior parte do tempo, mas...).

O gabarito é o seguinte:

 

Preveja muito

Quantidade é o melhor escudo. Chutando para todo lado, uma hora você acaba acertando alguma coisa – seja a morte da rainha da Inglaterra (que vem sendo prevista desde a década de 50) ou o resultado da eleição presidencial. Se alguma de suas previsões mais ousadas se confirmar, por puro acaso, você está com a reputação feita para o resto da vida, tornando-se alvo de convites intermináveis para dar palestras, aparecer em documentários e falar em talk-shows e programas de domingo à noite como o “vidente que previu a queda do avião presidencial”, mesmo que todas as suas demais profecias tenham sido vexames homéricos.

 

Diga o óbvio

Os esotéricos convidados pelo F5 para palpitar sobre os presidenciáveis de 2022 avisam que Lula e Jair Bolsonaro devem “dar atenção à saúde”. Mas, jura? Dois senhores de uma certa idade (Lula tem 76 anos, Bolsonaro, 66), com complicações prévias – Lula enfrentou um câncer, Bolsonaro sofreu a facada – devem “dar atenção à saúde”, ainda mais em meio ao estresse de uma campanha eleitoral? Ah, vá. Quem diria. Outra pérola da obviedade: Bolsonaro "vai conseguir muitos votos" em 2022.

O site Personare, por sua vez, oferece esta flor de sabedoria para o ano que vem: “a quadratura entre Saturno e Plutão ainda se faz presente, indicando muita tensão, polarização e radicalismo”. Espantoso alguém sentir a necessidade de ir em busca de Saturno e Plutão para poder imaginar que um ano eleitoral, nas condições atuais do Brasil, terá polarização e radicalismo.

 

Seja vago

Perceba que “muitos” (no contexto da votação de Bolsonaro) é uma expressão altamente subjetiva. Qualquer quantidade de votos acima de 1% será considerada “muitos” por alguém. O mesmo grau de liberdade interpretativa se aplica à expressão, altamente ambígua, “dar atenção à saúde”, aplicada aos candidatos. Note que os videntes não cravaram que os candidatos terão problemas nessa área. A rigor, nem se trata de uma previsão. Mas se Lula ou Bolsonaro sofrerem algum percalço, a ambiguidade é retroativamente interpretada como vaticínio; se não, bom, talvez seja porque eles ouviram o conselho dos magos e tomaram as devidas precauções.

 

Deixe lacunas

Um dos melhores amigos do esotérico profissional é a validação subjetiva, a tendência psicológica que temos de, quase sem perceber, usar nossas experiências pessoais para preencher lacunas em afirmações que são, a rigor, genéricas e vazias de significado objetivo. Um exemplo é a previsão para 2022 do site Personare: “as previsões para 2022, segundo a Astrologia, indicam que vem aí um ano quente, com muitas coisas começando, novas frentes se abrindo e mais oportunidades”. Qualquer coisa, de trocar de namorado a adotar um gatinho a mudar de emprego se encaixa aí. Qualquer um, exceto talvez um prisioneiro trancado numa solitária, viverá algo que vai validar a previsão.

O mesmo Personare oferece a seguinte profecia para nativos de Touro: “No trabalho, questionamentos podem surgir e você pode perceber que quer algo novo. Pode haver sobrecarga, estresse e insônia. Atenção! A sua palavra do ano é reciprocidade. Aproveite”. Além da presença dominante do verbo “poder”, da expressão ambígua “algo novo” (um cargo? Um horário? Uma sala? Um destino de férias? Mudar de empresa?), a frase “palavra do ano é reciprocidade” praticamente implora por validação subjetiva.

 

Seja genérico

Somando os aspectos de obviedade, vagueza e lacunas subjetivas, chegamos ao princípio da generalidade. Um exemplo perfeito: no ano passado, ao publicar suas previsões astrológicas para 2021, a revista Cláudia oferecia este conselho às nativas de Gêmeos: “Será um ano de emoções, com alguns altos e baixos. Surgirão oportunidades e desafios também. Para ir além, as geminianas terão que desenvolver o foco e se dedicar”. Isso mistura algo que é verdade o tempo todo para todo mundo (que ano não tem emoções, desafios, altos e baixos?) a um clichê de autoajuda que tem aceitação quase universal (superar problemas requer “foco” e “dedicação”).

Em suma, o bom profeta é aquele que prevê muito, misturando generalidades óbvias, que além de propor o jogo da validação subjetiva ainda faz com que o público se sinta acalentado e reconfortado, a algumas previsões objetivas “arriscadas”, que caso se concretizem transformarão o vate em celebridade instantânea. Acertar o tom da parte óbvia e genérica requer um pouco de treino, inclusive para superar o senso de ridículo, mas não é difícil – os fãs desse tipo de conteúdo têm ficado menos exigentes com o passar do tempo. Que tal tentar?

 

Carlos Orsi é jornalista, editor-chefe da Revista Questão de Ciência, autor de "O Livro dos Milagres" (Editora da Unesp), "O Livro da Astrologia" (KDP) e coautor de "Ciência no Cotidiano" (Editora Contexto), ganhador do Prêmio Jabuti, e "Contra a Realidade" (Papirus 7 Mares)

Sua Questão

Envie suas dúvidas, sugestões, críticas, elogios e também perguntas para o "Questionador Questionado" no formulário abaixo:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Digite o texto conforme a imagem

Atendimento à imprensa

11 95142-8998 

11 95142-7899