Canadenses detectam resiliência do “efeito gaveta” na pesquisa médica

Artigo
27 nov 2023
Autor
Imagem
garrafas

 

Levantamento sobre testes clínicos conduzidos no Canadá, publicado recentemente no periódico Facets, envolvendo milhares de trabalhos científicos, indica que apenas 3% dos testes clínicos controlados e randomizados, conduzidos exclusivamente em centros de pesquisa canadenses entre 2009 e 2019, atenderam conjuntamente às exigências internacionais de registro prévio (47%), comunicação de resultados no site de registro (12%) e publicação na literatura científica (48%). Dos estudos multinacionais, envolvendo colaboração entre instituições canadenses e de outros países, a taxa de obediência a todos os três requerimentos ficou em 42%, com 74% tendo registro prévio, 75% comunicação e 65% publicação.

Esses números evidenciam um enorme desperdício do tempo – quando não da saúde – de milhares de voluntários, envolvidos em trabalhos de pesquisa cujos resultados jamais vieram a público e, portanto, não contribuíram para o avanço da ciência e da medicina: dos estudos com mais de 500 voluntários inscritos, apenas 48% cumpriram todos os três critérios e 20% jamais geraram um artigo científico. Um participante de teste clínico ouvido pela imprensa canadense para comentar esses números declarou sentir-se “traído” pela comunidade científica.

Para quem prefere ver o copo meio cheio, a boa notícia é que a observância das normas torna-se mais frequente à medida que os estudos envolvem mais voluntários e chegam às etapas mais cruciais. A taxa de respeito às três regras é de 48% nos trabalhos com mais de 500 participantes, mas de somente 8% nos com menos de 99. E os testes de fase 3, a última antes da aprovação da terapia para uso, têm taxa de observância plena de 49%, ante 4% dos de fase 1.

 

Riscos e distorções

Testes clínicos controlados e randomizados (RCTs, na sigla em inglês) são a melhor fonte de informação sobre a eficácia e a segurança de medicamentos e terapias – desde que bem planejados, bem conduzidos e reportados com transparência. Para tentar garantir isso, normas internacionais determinam que todo RCT seja registrado numa base de dados pública antes mesmo da inscrição do primeiro voluntário; que um resumo dos resultados seja publicado no site do registro até um ano depois do encerramento do trabalho; e que todos os resultados completos sejam publicados na literatura científica até, no máximo, dois anos após a conclusão do estudo.

O registro prévio, além de submeter planejamento e metodologia ao escrutínio crítico da comunidade científica, ajuda a inibir dois comportamentos deletérios: “pescaria” de dados e o apagamento de resultados.

Há suspeita de “pescaria” quando, por exemplo, a pesquisa de um medicamento para depressão se transforma, no meio do caminho, num estudo sobre cura da calvície ou controle da pressão arterial. Isso levanta a suspeita de que o desfecho inicial previsto não foi bem-sucedido e que os autores saíram “pescando” coincidências, em sua base de dados, para tentar “salvar” o trabalho. Com o registro prévio, fica mais fácil detectar esse tipo de manobra. Apagamento é a simples omissão de resultados de pesquisa considerados, por um motivo qualquer, inconvenientes. Mais uma vez, o registro prévio ajuda a reconhecer a burla.

Já a publicação informa à comunidade científica o resultado do trabalho. Além das razões óbvias – o conhecimento, uma vez gerado, deve ser disseminado –, é importante destacar que a integridade do registro científico e, no caso específico da medicina, a confiabilidade das decisões tomadas por médicos e gestores públicos, depende da publicação de todos os estudos. A omissão de parte dos resultados obtidos em RCTs faz com que tentativas de avaliar “o que a ciência realmente diz” sobre tratamentos e medicamentos produzam respostas potencialmente distorcidas, porque parte da evidência relevante não se encontra disponível e, portanto, não pode ser levada em conta.

O trabalho canadense é apenas o mais recente a tentar quantificar o problema. Estudo de 2019 apontava que apenas 39% das pesquisas médicas encabeçadas por universidades alemãs tinham resultados publicados dentro do prazo normativo de dois anos.

 

Vieses

Dois fenômenos (às vezes tratados como uma coisa só) representam riscos constantes à integridade da literatura científica: o “efeito gaveta” e o “viés de publicação”. “Efeito gaveta” é a tendência de manter inéditos – isto é, “engavetados” – resultados considerados frustrantes pelos pesquisadores, seus patrocinadores, ou ambos. Já o viés de publicação é a tendência dos periódicos científicos de abrir espaço preferencialmente para resultados “sexy”, surpreendentes ou revolucionários.

As normas de registro, comunicação e publicação são ferramentas para combater esses desvios. A baixa adesão às regras detectada nos estudos envolvendo instituições canadenses (e, antes disso, alemãs) mostra que tanto o efeito gaveta quanto o viés de publicação seguem produzindo ruído na literatura científica.

Os autores do artigo canadense apontam, com sensatez cristalina, que a existência de normas nada significa se a obediência a elas não for exigida e fiscalizada – e que a falha em monitorar a adesão às regras gera desperdício de recursos e pode ter consequências “profundas” para a ciência e a sociedade.

Carlos Orsi é jornalista, editor-chefe da Revista Questão de Ciência, autor de "O Livro dos Milagres" (Editora da Unesp), "O Livro da Astrologia" (KDP), "Negacionismo" (Editora de Cultura) e coautor de "Pura Picaretagem" (Leya), "Ciência no Cotidiano" (Editora Contexto), obra ganhadora do Prêmio Jabuti, "Contra a Realidade" (Papirus 7 Mares) e "Que Bobagem!" (Editora Contexto)

Sua Questão

Envie suas dúvidas, sugestões, críticas, elogios e também perguntas para o "Questionador Questionado" no formulário abaixo:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Digite o texto conforme a imagem

Atendimento à imprensa

11 95142-8998 

11 95142-7899