Unindo esforços

Editorial
15 out 2020
Imagem
mapa Tordesilhas

As revistas Questão de Ciência, no Brasil, e Pensar, na Argentina, iniciam uma colaboração que permitirá que artigos originais em espanhol da Pensar sejam publicados no site brasileiro, e material em português da Questão de Ciência esteja disponível para os leitores lusófonos da Pensar. Originais em português também poderão ver vertidos para o espanhol, e vice-versa.

Ambas as publicações têm a missão de desmistificar pseudociências e oferecer aos leitores a informação necessária para escapar das armadilhas de desinformação que podem custar caro para a saúde e para o bolso.

Varrida por uma onda de movimentos de independência no século 19, a América Latina logo se fragmentou em Estados separados por rivalidades mútuas e desconfianças comuns. A ênfase era no que nos separava – língua, geografia, vaidades e ambições. No século 20, houve um despertar para a questão dos problemas comuns: as cicatrizes do colonialismo, do subdesenvolvimento.

Lentamente, fomos percebendo que, embora muitos problemas sejam ao mesmo tempo universais e locais – a degradação do meio ambiente, por exemplo, existe no mundo inteiro, mas assume uma face específica em cada nação –, a maioria também tem uma dimensão regional que não pode ser ignorada.

No processo da integração latino-americana, o erro e a mentira saíram na frente: narrativas que ligam civilizações pré-colombianas a seres do espaço, serviços comerciais de astrologia ou técnicas “quânticas” de autoajuda desconhecem fronteiras; para fazer frente a isso, a razão e o pensamento crítico também devem transcender as barreiras nacionais. A parceria entre Pensar e Questão de Ciência é mais um passo nessa direção.

Por isso, passamos a trabalhar juntos, o que implica não só a troca de artigos, mas também a organização de eventos relacionados ao tema de ambas as publicações.

 

Carlos Orsi, editor-chefe da Revista Questão de Ciência

Alejandro Borgo, diretor da Revista Pensar

Sua Questão

Envie suas dúvidas, sugestões, críticas, elogios e também perguntas para o "Questionador Questionado" no formulário abaixo:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Digite o texto conforme a imagem

Atendimento à imprensa

11 95142-8998 

11 95142-7899