Jornalista do IQC é selecionada para projeto de combate à desinformação

Artigo
24 mar 2023
Imagem
jornal

 

A jornalista Jaqueline Sordi, editora do Observatório de Políticas Científicas do Instituto Questão de Ciência e da Revista Questão de Ciência, foi um dos cinco profissionais brasileiros selecionados para participar de um programa de combate à desinformação científica, o investigathon, em Austin (EUA), que ocorrerá em abril. A iniciativa, uma parceria do Instituto Serrapilheira e do International Center for Journalists (ICFJ), faz parte do programa global Disarming Disinformation, que visa financiar a produção de reportagens que busquem revelar quem ou o quê está por trás de campanhas de desinformação nas Américas.

Para a escolha dos jornalistas, foram levados em consideração a originalidade das propostas apresentadas; impacto da desinformação que irão investigar; quantidade de dados que foram coletados sobre o tema; e desempenho em entrevista com membros do ICFJ.

No investigathon, ela se somará a um grupo internacional de jornalistas que receberá mentoria para aprimorar estratégias de investigação, de colaboração e de distribuição de conteúdo das reportagens que irão produzir. Entre os temas que serão abordados estão maneiras de se rastrear transações financeiras e orientações de segurança digital para evitar deixar rastros durante as investigações.

“Esta será uma excelente oportunidade para aprender ainda mais sobre estratégias de combate à desinformação científica e adquirir mais ferramentas para o difícil porém necessário trabalho de combate a fake news nas áreas de ciência e saúde”, afirma Sordi. 

Ao final do investigathon, três das cinco propostas brasileiras escolhidas irão receber uma bolsa de US$ 10 mil para produzir e publicar seu projeto. 

Sua Questão

Envie suas dúvidas, sugestões, críticas, elogios e também perguntas para o "Questionador Questionado" no formulário abaixo:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Digite o texto conforme a imagem

Atendimento à imprensa

11 95142-8998 

11 95142-7899