Índia e Brasil firmam acordo para promover pseudociências

Artigo
3 fev 2020
Imagem
radium bromide Homeopathy

O presidente Jair Bolsonaro e o Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi, assinaram, durante a recente visita do mandatário brasileiro à Ásia, uma série  15 documentos, entre acordos de colaboração e memorandos de interesse comum, em Hyderabad House, em Nova Délhi. 

O item 8 chama a atenção: 

8. Memorando de Entendimento para Cooperação na Área de Medicina Tradicional e Homeopatia

Busca promover e desenvolver cooperação bilateral na área de medicina tradicional e homeopatia. As áreas de cooperação previstas no instrumento incluem intercâmbio de experiência em regulamentação de ensino, de práticas, medicamentos e terapias sem medicamentos; promoção de conhecimento, intercâmbio de treinamento para terapeutas, profissionais de saúde, cientistas, profissionais de ensino e estudantes; e desenvolvimento de pesquisas conjuntas e de programas educacionais e de treinamento.

Ambos os países apresentam, infelizmente, um histórico de institucionalização da pseudociência, via interesses corporativos e decretos governamentais. A homeopatia no Brasil é reconhecida como especialidade médica, assim como cardiologia ou oncologia, e é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS), como parte do Plano Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Existem 29 modalidades de práticas integrativas (PICs) no SUS, desde homeopatia e acupuntura até reiki, imposição de mãos, terapia de cristais, constelação familiar, florais, aromaterapia, etc. O fato de apenas homeopatia e acupuntura serem reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) não parece abalar o Ministério da Saúde, ou a agência regulatória Anvisa. 

O fato de homeopatia e acupuntura serem reconhecidas pelo CFM, no entanto, confere a estas práticas o status social – e não científico – de medicina de verdade, tanto que são ensinadas nas melhores universidades, nas faculdades de medicina, veterinária, saúde pública e enfermagem. 

Na Índia, existem cinco sistemas que não são baseados em evidência, porém são reconhecidos como medicina. Estes são coletivamente conhecidos como AYUSH. Seus praticantes são registrados sob um conselho próprio, o conselho de medicina tradicional. São eles: 

Ayurveda – sistema milenar que afirma que o corpo é feito de cinco elementos, chamado de pancha bhootas. Existem cinco tipos de deficiências (doshas): vatha (paralisia), pitta (bile) e kapha (muco). O sistema utiliza extratos de plantas, sais e alguns metais como ouro em forma coloidal. Existe um curso de graduação de cinco anos e meio chamado BAMS (Bacharel em Medicina e Cirurgia Ayurvédica). 

Yoga e Naturopatia (combinados) – a prática de Yoga é combinada com a chamada Naturopatia, que alega ser um sistema de cura livre de medicamentos, baseado em dieta e nutrição. Há um curso de quatro anos e meio que confere o diploma de BNYS (Bacharel em Ciência da Naturopatia e Yoga). 

Unani e Tibbi – são sistemas originários da Arábia e Grécia, que utilizam ervas e sais metálicos. Este curso é o BUMS (Bacharel em Medicina e Cirurgia Unani).

Siddha – um sistema de medicina praticada em Tamil Nadu, ao Sul da Índia, que já foi apontado como charlatanismo pela Suprema Corte da Índia! Apesar disso, existe um curso de cinco anos e meio chamado BSMS (Bacharel em Medicina e Cirurgia Siddha). 

Homeopatia – sistema alemão criado por Samuel Hahnemann, baseado em diluições infinitesimais e pílulas de açúcar. Conta com um curso de cinco anos e meio para obter o título de BHMS (Bacharel em Medicina e Cirurgia Homeopática). 

O mais curioso disso tudo é que mesmo Unani e Homeopatia, sendo respectivamente da Grécia e da Alemanha, são consideradas medicinas tradicionais! 

Na Índia, os praticantes frequentam aulas com temas ensinados nas faculdades de medicina de verdade (Bacharel em Medicina e Cirurgia), que constituem a base da qualificação médica de qualquer um habilitado para praticar medicina baseada em evidências. Porém, a relevância destes estudos dentro dos cursos citados é altamente questionável: parece ser apenas uma tentativa de conferir credibilidade aos praticantes de medicina alternativa, e atribuir-lhes o status de médicos. Recentemente, estes profissionais começaram a pedir “cursos complementares” para poder também praticar medicina baseada em evidências. 

A situação no Brasil é ligeiramente diferente, mas não menos preocupante: homeopatia e acupuntura são, como especialidades médicas reconhecidas, de fato praticadas por médicos. Isso confunde ainda mais o cidadão brasileiro. Afinal, se o governo apoia e oferece na rede pública, são práticas ensinadas nas melhores universidades, e praticadas por médicos, quem poderá dizer que não funcionam? 

Bem, a ciência pode. E tem feito isso continuamente, o que levou ao fim do subsídio público para homeopatia na Austrália, Reino Unido e França, com Espanha e Alemanha seguindo pelo mesmo caminho, e os EUA regulamentando a homeopatia para garantir o direto do consumidor de saber que produtos homeopáticos não têm eficácia comprovada e não passam pelos mesmos testes que medicamentos comuns. 

No Brasil, temos ainda um outro problema: médicos não se sentem confortáveis para “falar mal” dos colegas. Por causa desta “cortesia profissional”, poucos médicos brasileiros posicionam-se publicamente contra a homeopatia, e muitos apoiam a prática. Com este novo acordo internacional, a situação só tende a piorar. 

Em situações como esta, nos perguntamos o que exatamente essa “cooperação bilateral” pretende atingir. Troca de “tecnologia”, onde o Brasil contribui com “cirurgias espirituais”, feitas por charlatães como o finado José Arigo, o cirurgião da faca enferrujada, e a Índia entra com especialistas em gaumutra (urina das vacas sagradas e supostamente nativas), que compõe uma panaceia para a cura de 440 doenças? O Brasil vai exportar para a Índia as técnicas cirúrgicas peculiares do “médium” João de Deus, preso e condenado, não por anos de prática irregular da medicina, mas por assédio sexual e estupro? 

Não nos entenda mal, estamos muito felizes com a prisão de João de Deus, e aplaudimos a coragem das mulheres que o denunciaram, mas não podemos ignorar o fato de que as autoridades nunca se importaram de ver a população à mercê da faca – não higienizada – do curandeiro. 

Se Brasil e Índia são líderes no mercado mundial de produção de açúcar, esta seria a razão para apoiar a homeopatia? E o uso de álcool nos preparados? 

Novamente, perguntamo-nos por que Índia e Brasil decidiram promover um sistema alternativo de medicina chamado homeopatia, que não é reconhecido como medicina de verdade nem em seu país de origem, na Alemanha. E por que promovem esta prática ao mesmo tempo em que o resto do mundo a retira de seus sistemas de saúde e ensino, após evidência irrefutável de diversos trabalhos científicos, revisões sistemáticas e meta-análises, que mostram que a homeopatia não funciona? 

Brasil e Índia têm muito em comum. Ambos são promissoras economias em desenvolvimento, com uma população diversa, lutando para se manter à altura dos ideais democráticos. Infelizmente, temos outra característica em comum: o fato de ambos países serem, atualmente, governados por líderes que não respeitam o conhecimento e as evidências cientificas em muitas de suas políticas públicas. 

Como presidentes de organizações que promovem a ciência e o pensamento crítico e racional no Brasil e na Índia, lamentamos a decisão dos nossos governos de unirem forças para fazer, da promoção da pseudociência, pauta legítima de um acordo internacional. 

Narendra Nayak, presidente, Federação das Associações Racionalistas da Índia ex-professor assistente de Bioquímica, Faculdade de Medicina Kasturba, Mangalore

Natalia Pasternak, presidente, Instituto Questão de Ciência, pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP

Sua Questão

Envie suas dúvidas, sugestões, críticas, elogios e também perguntas para o "Questionador Questionado" no formulário abaixo:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Digite o texto conforme a imagem

Atendimento à imprensa

11 95142-8998 

11 95142-7899